Diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) se reuniram nesta quarta-feira (06), com o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Costa e com a superintendente de Gestão de Pessoas, Valda César. A reunião teve como objetivo discutir pautas de interesse dos profissionais que atuam nas unidades hospitalares administradas pelo Instituto.
Durante o encontro, os diretores da entidade abordaram com os gestores a concessão de férias semestrais aos servidores cedidos da Secretaria de Saúde, o afastamento de auxiliares e técnicos em enfermagem que se enquadram no grupo de risco do Covid-19, teletrabalho, e sobre o fluxo de colaboradores que tiveram contato com profissionais positivados para o vírus.
𝐅é𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐬𝐞𝐦𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐢𝐬
A concessão das férias semestrais para os servidores da Secretaria de Saúde cedidos nas unidades de saúde do IGES foi um dos principais temas discutidos. Em ofício protocolado em abril, o sindicato cobrou do Instituto em facultar o benefício aos profissionais que laboram em setores descritos no rol taxativo estabelecidos pela SES-DF. O pedido da entidade teve como base a Circular nº 21/2020, publicada pela Secretaria de Saúde em que normaliza o benefício aos servidores.
O Instituto irá emitir um informativo com orientações aos gestores das unidades sobre como proceder na concessão das férias semestrais de 20 dias.
𝐓𝐞𝐥𝐞𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨
Os servidores e colaboradores que se enquadram no regime de trabalho à distância – incluindo os afastados no grupo de risco – deverão seguir a resolução em que determina a entrega de relatório médico emitido pelo Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em que comprove o diagnóstico de comorbidades.
𝐅𝐥𝐮𝐱𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐚𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐂𝐨𝐯𝐢𝐝-𝟏𝟗
Os colaboradores que tenham contato com algum profissional com resultado positivo para o Covid-19 e os que apresentarem sintomas deverão informar à chefia imediata para que seja realizado o agendamento no SESMT, para realização do teste rápido e swab.
𝐅𝐆𝐓𝐒
Os diretores questionaram sobre o atraso no recolhimento do FGTS. De acordo com o Iges, o atraso ocorreu em virtude de um erro, mas que já está sendo sanado pelo setor responsável.
O Sindate acompanha atentamente as demandas dos auxiliares e técnicos em enfermagem no combate e enfrentamento ao Covid-19.

