Por Rayane Fernandes
As diretoras Josy Jacob e Elza Aparecida, do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) se reuniram, nesta terça-feira (22), com a gerência geral de enfermagem do Hospital de Santa Maria para pedir a reorganização da escala dos profissionais que atuam no Centro Obstétrico do hospital. Isso porque, segundo apurou o Sindate, os técnicos estão realizando uma atribuição privativa de enfermeiro, que é a assistência às parturientes.
De acordo com o Art. 11 da Lei nº 7498/86, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, é privativo de enfermeiro a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera. “Portanto, não cabe aos técnicos cuidarem das gestantes. Eles podem cuidar dos recém-nascidos, nos casos que não forem graves. Queremos que o hospital cumpra com a legislação”, explicou a diretora Josy Jacob.
A gerência de enfermagem concordou com o posicionamento do Sindate e se comprometeu a reorganizar a escala dos profissionais. “A gerência vai se reunir com os profissionais para resolver a situação. Apesar da falta de enfermeiro, de acordo com a gerente responsável, ela falou que é possível organizar a escala e otimizar o trabalho dentro do CO”, disse Josy.


