Por Rayane Fernandes
Em reunião, nessa terça-feira (5), com o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Hospital de Base (IHBDF), Fabiano Santos, as diretoras Elza Aparecida e Josy Jacob, do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), levaram algumas demandas da categoria.
Entre elas está o pedido de devolução de servidores para Secretaria de Saúde. Segundo a diretora Elza, existem profissionais auxiliares e técnicos em enfermagem que querem sair do IHBDF. “Já tem uma lista com as pessoas que estão querendo ser liberados. Eu vou à Secretaria de Saúde apresentar essa lista e solicitar a liberação desses profissionais”, comentou.
Outro ponto discutido está relacionado às condições de trabalho que se encontram os auxiliares e técnicos em enfermagem que trabalham na classificação de risco, no Pronto Socorro do Instituto. Conforme foi apurado pelo Sindate-DF, o profissional está sendo obrigado a passar 12 horas em pé recebendo e orientando os pacientes. “É desumano isso. Está fora dos parâmetros da medicina e segurança do trabalho”, disse Elza.
Sobre essa questão, o superintendente Fabiano afirmou que, ainda nesta quarta-feira (6), pedirá à medicina do trabalho para elaborar um laudo técnico sobre a situação, de forma que sejam melhoradas as condições de trabalho.
Além disso, durante a reunião foi solicitado que seja mantida a escala compactada para os servidores, em especial aos que moram foram do Distrito Federal. “Estamos sempre atuando para o bem coletivo e vamos intensificar as ações para buscar cada vez mais atender as demandas da categoria”, finalizou a diretora Josy Jacob.