Por Leandro Montes
Em visita técnica realizada na manhã de segunda-feira (18/2), na Unidade Básica de Saúde Nº 01 de São Sebastião, a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Isa Leal, acompanhada do deputado Jorge Vianna (Podemos), verificou a qualidade da estrutura e as condições de trabalho dos profissionais da unidade de saúde.

Além de ouvir as demandas, reclamações e esclarecer dúvidas dos trabalhadores, a equipe encontrou problemas estruturais na unidade que, além de pequena, expõe profissionais e usuários às mais diversas condições de insalubridade. Composto por duas equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), cada uma é composta por dois técnicos em enfermagem, que atendem no mesmo espaço e dispõem de apenas um computador para realizar os trabalhos de triagem dos pacientes, gerando uma morosidade nos atendimentos.
Os servidores denunciaram também o déficit no setor administrativo e destacaram que atualmente, as marcações de exames laboratoriais estão sendo feitas pela equipe de enfermagem, além de problemas na sistematização da marcação de consultas do Sisreg (sistema de regulação on-line que gerencia o complexo regulatório de atendimentos).
Em conversa com a gerência de enfermagem da unidade de saúde, o deputado Jorge Vianna, que também é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa (CESC), e a diretora Isa Leal expuseram os problemas enfrentados pelos servidores e destacaram as atribuições dos técnicos em enfermagem, que não devem realizar marcação de consultas no Sisreg e nem a marcação de exames laboratoriais. De acordo com Leal, o encaminhamento da gerência será ajustar as funções para que os profissionais não fiquem sobrecarregados.
Vianna garantiu que todas as demandas serão encaminhadas à Secretaria de Saúde para que os servidores tenham seus direitos garantidos e um local amplo para que seja feitos os atendimentos.

