01Após reunião realizada com o Sindate e os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Pronto Socorro do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), na manhã da quarta-feira (11/04), no qual os profissionais relataram ao sindicato sobre a notificação da Gerência de Enfermagem que obriga os profissionais do Pronto Socorro (PS) a homologarem atestados de até 3 dias na Subsaúde, sobre o rodízio dos profissionais entre as clínicas do PS e abonos. A direção do Sindate se reuniu na manhã de hoje (12/04) com o Superintendente de Pessoas do IHBDF, Fabiano Santos para tentar solucionar as questões acima citados.

Na ocasião, uma comissão representando os servidores técnicos em enfermagem do PS, criada pelo Sindate, pontuou o que estava acontecendo ao Superintendente de Pessoas do Instituto, e explicou o quanto estavam incomodados com relação a forma que a Chefia de Enfermagem estava tratando os auxiliares e técnicos em enfermagem que já trabalham sobrecarregados.

Rodízio de servidores do PS

Segundo relato dos trabalhadores, a chefia está obrigando os servidores a fazerem rodízio entre as clínicas do PS, sem utilizar critério nenhum, alegando que esse sistema foi adotado como uma forma de suprir temporariamente a falta de servidores. No entanto, de acordo com os trabalhadores, isso não resolve o problema, apenas desestabiliza emocionalmente os auxiliares e técnicos em enfermagem, e por isso se colocaram contrários ao rodízio.

“Tirar a gente de um lugar para colocar no outro não dá certo, o que precisa é contratar mais pessoas, nós estamos adoecendo devido à sobrecarga de trabalho e quando damos um atestado ainda somos perseguidos pela chefia que contestam a veracidade do atestado”, comenta servidora.

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindate, Elza Aparecida Reis relatou que em 2015, quando o tema rodízio foi colocado em pauta pela a gerência de enfermagem anterior, a proposta foi rejeitada pelos profissionais, que inclusive elaboram um abaixo assinado contendo 90 assinaturas contrárias ao rodízio.

02 “Esse é um assunto que não é aceito pelos profissionais que já deixaram claro que o sistema não funciona, uma vez que cada clínica possui uma rotina e os profissionais que lá trabalham já estão habituados a isso, e ao serem mudados, isso prejudica a eficiência do serviço e a produtividades, e ao invés de ajudar somente atrapalha”, afirma a diretora.

O Superintendente de Pessoas propôs ao Sindate e à Comissão presente que nesse mês mantivesse o rodízio até que uma outra solução fosse encontrada. No entanto, o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, fez uma contraproposta, no qual deu uma semana para que o problema fosse resolvido do contrário, os servidores das clínicas do PS poderiam parar o atendimento na emergência do Hospital de Base.

Abono e folga compensatória

Com relação ao abono e a folga compensatória, todos os trabalhadores já estão sabendo que no mês de abril irá ser feita a liberação somente para aqueles servidores que já haviam solicitado. No mês de maio, irá retornar a liberação do abono e das folgas compensatórias.

Homologação de atestado

Quanto a homologação de atestados de até 3 dias, foi sugerido pela diretora do Sindate, Elza Aparecida que esses atestados fossem homologados pela Medicina do Trabalho no IHBDF, já que a chefia está se negando a receber, pois se os servidores estão cedidos para o instituto, não há motivos para que estes homologuem os atestados na Subsaúde.

A chefia não pode contestar um atestado médico emitido pelo servidor, no entanto, ela poderá encaminhar para Medicina do Trabalho, dentro do próprio hospital para que sejam analisados ou homologados.

Encaminhamentos

Como a direção do Sindate deu um prazo de uma semana para que a direção do IHBDF resolva os problemas que forma pontuados acima pelos servidores. O Superintendente de Pessoas informou que fará uma reunião juntamente com a Gerência de Enfermagem e os servidores do PS para discutir esse assunto, e após essa reunião chamará novamente o sindicato no intuito de esclarecer o que foi decidido, com a anuência dos servidores.

Participaram da reunião além da direção do Sindate-DF e da comissão representando os auxiliares e técnicos em enfermagem do PS, o Superintendente de Pessoas, Fabiano Santos; a Gerente Geral de Enfermagem, Ana Aline e a responsável pelas Clínicas do PS, Dra. Denise.

Ascom Sindate-DF