Após ter recebido a pauta com as reivindicações da categoria e agendado reunião com a direção do Sindate para  sexta-feira (02/09), a direção do Hospital Santa Marta analisou com cuidado as demandas dos profissionais feitas por intermédio do sindicato e pautou pontualmente as decisões para cada item proposto.

Reajuste

A empresa comprovou ao Sindate que no ano de 2014 houve incorporação de uma gratificação ao salário e que, além disso, a Instituição concedeu 23,6% de aumento em cima do salário do trabalhador, referente ao reajuste da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2014/2015). Com relação aos reajustes previstos para esse ano na CCT 2015/2016, o Hospital concedeu o aumento de 3%, e o primeiro pagamento, que será na terça-feira (06/09), terá o retroativo desde maio, pago em uma única parcela

Lembramos ainda que, este ano, os técnicos em enfermagem terão um novo reajuste, pois o que foi concedido neste mês é referente à Convenção de 2015/2016, no entanto, o sindicato já está fechando a CCT 2016/2017. Desse modo, os profissionais de enfermagem podem ter outro reajuste ainda este ano.

Troca de plantões

Sobre a troca de plantões, uma das principais reclamações da categoria, a Instituição apresentou ao Sindate um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em que havia uma determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em não autorizar trocas de plantões em que houvesse uma ampliação de jornada diária, ou seja, os trabalhadores não poderiam dobrar o plantão.

No entanto, o Hospital Santa Marta se comprometeu em buscar, novamente, um ajustamento junto ao MPT, no que consiste em permitir a trocar de plantão. Da parte do Sindicato, também haverá esforços em formalizar na próxima convenção coletiva esta prática. Todavia, essa troca, se acordada entre sindicatos e MPT, funcionará da seguinte forma: os técnicos em enfermagem que trabalham durante o dia só poderão trocar com quem também durante o dia, e os profissionais que trabalham à noite só poderão trocar com quem trabalha à noite, pelo menos uma troca ao mês. Esse acordo valerá enquanto o sindicato não fechar acordo na CCT 2016/2017 para passar a valer em todos os hospitais da rede privada.

Férias

A direção do Sindate estuda a possibilidade de fracionar férias, em acordo com a instituição, para aqueles profissionais que quiserem dividir.

Plano de Saúde

A empresa informou ao sindicato que não havia feito a suspensão do plano de saúde, o que aconteceu, de acordo com a instituição, foi a migração do antigo plano de saúde para o Saúde SIM, e por esse motivo houve o atraso na entrega das carteirinhas do convênio. Todavia, o plano continua funcionado.

Condições de trabalho

A direção do HSM afirmou ter contratado uma empresa especializada em pesquisa de clima organizacional e, de acordo com a direção, o nível de favorabilidade é bastante positivo frente aos referenciais de mercado. Além disso, eles também realizam anualmente a avaliação de desempenho do colaborador, onde todos têm a oportunidade de oferecer e receber feedbacks, fortalecendo a relação entre o colaborador e a sua respectiva liderança.

Repouso

Os profissionais reclamaram para o sindicato que o hospital havia retirado as poltronas de repouso e colocado para os acompanhantes dos pacientes por conta da humanização da UTI. A empresa reconheceu que houve realmente um problema com relação às poltronas, mas que tinha sido um erro pontual e que já havia sido resolvido, uma vez que já compraram mais poltronas.

Outros pontos

Quanto a questão da homologação dos atestados e a mudança no horário do café da manhã para os setores de áreas fechadas, a direção do hospital informou ao sindicato que já foi resolvida e que na próxima semana essa mudança começará a ser feita.

02092016_02Após a reunião, o Sindate fez questão de conhecer a estrutura do hospital e conversar com os trabalhadores, o que foi uma grande satisfação para o sindicato saber que em Taguatinga tem uma unidade tão complexa e tão grandiosa, que está entre os três maiores hospitais de Brasília com capacidade de 236 leitos com previsão de ampliação em menos de dois anos para 350, além de 54 leitos de UTI para adultos e 12 neonatais.

Para o sindicato é importante que exista uma instituição desse porte em Brasília, pois somente com a evolução do hospital evidentemente nós teremos mais oportunidades de empregos para os nossos colegas, ainda mais agora com o canal de diálogo aberto com o sindicato. “Agora sim nós teremos um canal de negociação, não precisava o sindicato ter usado toda estrutura para negociar, mas enfim, começamos a negociação, e é importante termos uma empresa que cresça cada vez mais”, afirma Jorge Viana, vice-presidente do Sindate-DF.

Participaram da reunião a superintendente do Hospital Santa Marta, Dra. Luci Emídio juntamente com a gerente de RH Daniely Zaranga, gerente de enfermagem Gisele Magnan, o advogado da instituição Dr. Arnaldo Mondin, a gerente de Marketing e Comunicação Aldênia Morais e a diretora Assistencial Vilany Mendes.