Foto: Carlos Prado

Na tarde desta quarta-feira (18) a direção do Sindate foi convidada para participar do encerramento da Semana de Enfermagem da Faculdade Senac. O Vice-presidente do Sindate, Jorge Viana foi convidado para falar com os alunos do curso técnico da instituição.

Na ocasião, o sindicalista falou do orgulho que tem da profissão, do orgulho de usar o crachá de auxiliar de enfermagem. “Mesmo tendo outras formações, eu tenho muito orgulho da profissão que escolhi, de usar o crachá de auxiliar de enfermagem, pois foi por meio do concurso de auxiliar da secretaria que pude fazer outros cursos e educar minhas filhas”, se orgulha Viana.

Bailarina Izabelle dançando ao redor da chama da enfermagem

O vice-presidente também parabenizou a Associação Brasileira de Enfermagem pela escolha do tema da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem – ABEn 90 anos e a construção Histórica e Política da Enfermagem. Viana fala da evolução que a enfermagem teve no que diz respeito à construção histórica, mas quando se fala de política da enfermagem, o sindicalista critica bastante a involução.

“Estamos há 77 anos falando de como a enfermagem é importante, e todos nós já sabemos disso. Mas precisamos evoluir na parte política, existem projetos que estão parados no congresso há 16 anos e nada está sendo feito. Chegamos a um ponto que temos que pedir para o legislador criar uma lei de descanso para o nosso profissional poder ter onde descansar, sendo que isso é algo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda”, relata Viana.

Foi então que o palestrante informou aos alunos que se tratava do PLS 597/2015 que trata da lei do repouso e o PL 2295/2000 sobre as 30h semanais para o setor privado. Após falar sobre os projetos de leis, Viana pediu aos alunos que ficassem mais atentos quanto às políticas voltadas à enfermagem, e valorizassem a profissão que escolheram, pois, um dia ela iria recompensá-los.

Homenagem

DSC_0223
Jorge Viana recebe homenagem da Dra. Tânia Maria Salvador Ferraz no Senac

A diretora do Centro de Educação Profissional do Plano Piloto, Tânia Maria Salvador Ferraz Paiva, entregou uma lembrança ao palestrante Jorge Viana, e o elogiou pelo discurso que proferiu na Câmara dos Deputados, na última sexta-feira (13).

“Gostaria de quebrar o protocolo e entregar essa lembrança a você Jorge Viana, Diretor do Sindate e lhe parabenizar pelo discurso contundente que você fez na Câmara dos deputados para todo Brasil, falou o que todos nós tínhamos vontade, parabéns. ”, elogiou a diretora.

DSC_0239

A diretora do Sindate, Josiane Jacob também foi uma das homenageadas no evento da Faculdade Senac, pelo belíssimo trabalho prestado à enfermagem.

Por Evely Leão