A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizou na manhã do dia 16 sua primeira reunião ordinária. A Comissão tem como finalidade investigar “indícios de malversação de recursos públicos na gestão da secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal, no período compreendido entre janeiro/2011 e março/2016”. Ficou definido que os encontros acontecerão às quintas-feiras, às 10h30.

Orçamento cresce, mas para onde foi?

Os números do orçamento do Fundo de Saúde, registram o crescimento da verba destinada para a área. Em 2011, o Fundo contou com R$ 4,5 bilhões e em 2015, o orçamento aumentou para R$ 6,6 bilhões, num crescimento de 43%, sendo 11% descontada a inflação. De acordo com o Regimento Interno da CLDF, a CPI terá 180 dias corridos para realizar a investigação, prazo que poderá ser prorrogado por 90 dias, automaticamente, por requerimento da maioria dos seus membros.24052016_03

Após promover uma campanha nas redes sociais pedindo a realização da CPI da Saúde e criar um abaixo-assinado eletrônico que, em apenas dois dias captou quase 700 assinaturas, o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Jorge Vianna, comemora e se coloca à disposição para colaborar com o andamento da Comissão.24052016_02

“Enquanto cidadão, filho e também servidor público da Saúde, cansado de ver o sucateamento e sem poder fazer mais nada e sem respostas das autoridades resolvi iniciar uma ação popular para um pedido de abertura da CPI da Saúde”.

A exigência da sociedade, levou 14 dos 24 deputados distritais a assinarem um pedido de criação da Comissão que tem o poder de mandar intimar ou buscar de forma coercitiva donos de empresas, políticos e servidores para prestarem depoimentos ou contribuírem com as investigações.

Por Ana Comarú

Fontes: CLDF e Política Distrital