O Sindate está de luto pelo técnico de gesso do HRT e professor de enfermagem, Adalberto Manuel da Silva Passos, que faleceu ontem (4), vítima de um infarto e do sucateamento do Serviço Público de Saúde. Foram interrompidos 25 anos de dedicação às pessoas que recorriam à Saúde Pública para atendimento. Chega de perder vidas preciosas pela falta de responsabilidade do Estado e do Governo.

Apesar dos esforços conjuntos dos colegas que lutaram até o fim para salvá-lo, é com muita tristeza que recebemos a notícia dessa grande perda. Segue um trecho da carta escrita à população por uma servidora da Secretaria de Saúde onde ficam explicitados os reais motivos pelos quais Adalberto veio á óbito:

“Aí chega o dia em que essa pessoa precisa ser cuidada e o sistema ao qual ele se dedicou por tanto tempo lhe prega uma peça, apesar de todo o esforço das equipes que batalharam cada segundo para tentar manter seu sopro de vida, a falta de materiais, equipamentos, vagas em UTI, máquinas de dialise para situações de emergência e o pior, a falta de uma medicação que poderia mudar seu prognóstico, medicação esta que não deve faltar em nenhum serviço de emergência, medicação esta que os colegas fizeram vaquinha e compraram uma caixa com 20 ampolas por 176 reais, mas foi tarde, essa demora em iniciar o tratamento agravou o quadro e o colega não resistiu”.

Aproveitamos a situação para lembrá-los também do servidor da SES durante 30 anos, Almir Ferreira, que trabalhava no laboratório do HRT, que também faleceu aguardando por um leito na UTI. Os servidores mereciam mais atenção e cuidado, uma vez que são eles os responsáveis por salvar tantas vidas. Novamente lamentamos a perda desses dois excelentes profissionais, e esperamos que as famílias possam se recuperar desta perda terrível.

Ana Comarú e Evely Leão