Foi criado na tarde desta terça-feira, 24, o núcleo do Movimento Sindical em Defesa do Serviço Público do Distrito Federal, em reunião realizada na sede do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), entidade que coordena o recém-criado grupo.

Participaram dessa reunião que, espontaneamente, inaugurou o movimento, representantes dos sindicatos dos Médicos, dos Enfermeiros (SEDF), dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SINDATE-DF), dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE), dos Odontlogistas (SODF) e dos Servidores Civis Da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do Distrito Federal (SINDIRETA).

A primeira definição dos sindicalistas foi a divulgação de moção conjunta de apoio aos professores, e seu sindicato, que deflagaram paralisação em justo movimento reivindicatório, nesta segunda-feira. O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) também foi representado no encontro.

“Defender os melhores interesses e a melhor prestação de serviços à população é a razão de ser do Movimento”, explica o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho. A defesa dos direitos trabalhistas, da garantia de condições adequadas de trabalho, do cumprimento das leis pelo Poder Público, da transparência nas ações de governo, da clareza nas prestações de contas à sociedade, são, entre outros, focos das ações e demandas dos sindicatos participantes.

Nesse sentido, o Movimento vai atuar junto ao governo do Distrito Federal, ao Legislativo local e federal, ao Ministério Público e às instituições da sociedade civil organizada em busca do aperfeiçoamento das instituições, do pleno funcionamento do Poder Público a serviço da população do Distrito Federal e do adequado controle social das ações do Estado na esfera distrital.

O Movimento Sindical em Defesa do Serviço Público do distrito Federal tem ação política suprapartidária e é aberto à participação de sindicatos de base dos trabalhadores, associações e representações dos servidores públicos, bem como de instituições da sociedade civil organizada.

Moção de apoio

Reunidos no Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) na tarde da terça-feira, 24/02, representantes dos sindicatos dos Médicos, dos Enfermeiros (SEDF), dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SINDATE-DF), dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE), dos Odontlogistas (SODF) e dos Servidores Civis Da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do Distrito Federal (SINDIRETA) aprovaram moção conjunta de apoio aos professores, que, unificados sob a liderança do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) deflagaram justo movimento reivindicatório nesta segunda-feira.

A paralisação dos professores ora em curso sintetiza as angústias e incertezas que afligem o conjunto dos servidores do Governo do Distrito Federal.

Independentemente dos indivíduos e partidos ocupantes do poder, os servidores públicos do DF são os verdadeiros responsáveis pelo atendimento das necessidades da população e têm arcado injustamente, mandato após mandato, com ônus pelos desmandos, pela incompetência e pela ineficiência dos gestores (eleitos e indicados).

Defender os melhores interesses e a melhor prestação de serviços à população implica em defender as condições de trabalho, a justa remuneração e os direitos trabalhistas conquistados ao longo de décadas de organização do movimento sindical dos trabalhadores.

Isto posto, mobilizados pela defesa dos interesses do conjunto dos servidores públicos do Distrito Federal, e em nome dos milhares de profissionais que representam, os sindicatos se colocam de mãos dadas com os professores e sua entidade representativa.

Núcleo do Movimento Sindical em Defesa do Serviço Público do Distrito Federal

Sindicatos dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF);
Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SEDF);
Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Distrito Federal (SINDATE-DF);
Sindicato dos Servidores da Saúde do Distrito Federal (SINDSAÚDE);
Sindicato dos Odontlogistas (SODF);
Sindicato dos Servidores Civis Da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do Distrito Federal (SINDIRETA).