Na manhã do último sábado (04/03) a direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) conduziu uma Assembleia Extraordinária para debater as condições de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal.

Foi relatado pelos presentes que em suas unidades existe uma grande sobrecarga que é resultado do déficit de profissionais e precariedade na estrutura física. Os profissionais estão deixando de dar atenção a promoção à saúde para atender demandas variadas e que deveriam ser atendidas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Também foi relatado que existe um acúmulo de atribuições, onde os Técnicos em Enfermagem realizam atividades que não são próprias da categoria. Isso é o reflexo da má gestão de algumas unidades.

Mediante essas explanações, o Sindate está preocupado e vai lançar uma agenda de mobilizações pela Atenção Primária com objetivo de mobilizar a categoria para unir forças em prol dessa pauta. A falta de recursos humanos e infraestrutura caótica trazem sérias consequências no atendimento.

Um dos encaminhamentos é que o sindicato vai criar estratégias para dar visibilidade a essa pauta tão importante e se torna necessário o engajamento de todos os profissionais que atuam nas UBS’s.

A diretora Josy Jacob pontua: “Faremos o que for preciso para melhorar as condições de trabalho, uma vez que, o problema de infraestrutura depende de recursos orçamentários e de articulação política. A desordem instalada nas UBS’s necessita de atenção e resolução por parte do GDF. Vamos levar a pauta mais uma vez mas agora unidos com demais sindicatos, profissionais e população.”