Na noite da última quarta-feira (09/11), aconteceu a primeira reunião da pesquisa sobre as condições de trabalho e atuação dos técnicos em enfermagem da atenção primária. A análise é uma parceria entre o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) e a Fiocruz Brasília.
Estiveram presentes na reunião, as diretoras do sindicato, Isa Leal e Josy Jacob, a equipe da Fiocruz e os 16 participantes da pesquisa. O intuito é reunir as informações sobre o trabalho da atenção primária. Além disso, o estudo também visa compreender mais sobre a atuação dos profissionais no dia a dia. Após a apuração, os resultados das pesquisas serão apresentados.
Para a diretora, Josy Jacob: “Essa pesquisa é muito importante para dar veracidade e notoriedade aos trabalhos realizados pelos Técnicos em Enfermagem que trabalham na Atenção Primária trazendo à tona o protagonismo da categoria no atendimento à sociedade”.
Doutor Danilo Amorim, é o responsável pela realização da pesquisa. Para ele essa primeira fase é muito importante porque é através dela que irão conhecer mais do trabalho dos técnicos da atenção primária. “Identificaremos não somente as atividades realizadas, mas também os afetos mobilizados durante esse trabalho. A pesquisa é inédita no Brasil e deve fornecer subsídios para trabalhadores, sindicatos e gestores públicos transformarem o trabalho na APS fortalecendo o sistema de saúde”, destaca.
No dia 7 de dezembro, a Fiocruz apresentará os primeiros resultados da pesquisa para os participantes, e se for aprovado, será publicado pela instituição.