Na manhã desta segunda-feira (30/05), os diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Elza Aparecida, Isa Leal, Josy Jacob e Newton Batista participaram de uma reunião com a Coordenação de Atenção Primária à Saúde (COAPS) com o objetivo de levar demandas urgentes dos Técnicos em Enfermagem que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal.

Estiveram presentes na reunião a Diretoria de Enfermagem (DIENF) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Foram discutidas duas pautas principais:

  • Redirecionamento dos Técnicos de Laboratório que estão lotados em hospitais para desafogar o trabalho que é realizado por Técnicos em Enfermagem em diversas UBS’s;
  • Criação da sala de acolhimento para os Enfermeiros da Família, que foram nomeados, no último concurso realizarem a classificação de risco.

As duas pastas se comprometeram a analisar as demandas e vão se reunir novamente com o Sindate.

A diretora, Isa Leal, observa que tanto demandas de laboratório, administrativas e demandas dos Enfermeiros estão sendo repassadas para os Técnicos em Enfermagem. O Sindate vai garantir que eles não sejam mais sobrecarregados.

“O Sindate está muito preocupado com a Atenção Primária, principalmente em relação a sobrecarga de trabalho. Não iremos permitir que Técnicos em Enfermagem realizem atribuições que não sejam de sua competência técnica. Iremos exigir que a Secretaria de Saúde tome as devidas providências,” destacou a diretora Josy Jacob.