Na tarde desta quarta-feira (01/12), a Subsecretaria de Pessoas (SUGEP) publicou a portaria n°11 que prevê a retirada de abonos concedidos aos servidores que tiraram licença médica para acompanhar seus familiares.

A pasta justificou que a retirada foi realizada para atender à nota técnica n° 2/2020 – SEEC/SEGEA/SUGEP (75204531), do Processo 00040-00000151/2020-71, da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Economia, que trata da não concessão de abono para servidor que tenha se afastado para acompanhamento de pessoa doente na família no ano corrente (1° de janeiro a 31 de dezembro de 2021) e deixa de fazer jus aos abonos no ano vindouro.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) repudia essa circular que retira o direito do servidor em acompanhar pessoas da sua família em meio a maior crise sanitária mundial, a pandemia provocada pelo COVID-19.

O diretor Newton Batista relata que caso a SUGEP não revogue essa decisão, o Sindate vai procurar as vias judiciais: “O Sindate não ver isso de outra forma a não ser o cerceamento do direito adquirido. O documento já foi enviado para o setor jurídico do Sindicato para que haja uma análise, vamos entrar em contato com o deputado Jorge Vianna para que ele intermedie junto ao GDF e evite essa atrocidade contra os servidores do DF.”