A Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) publicou nesta terça-feira (05/10), uma circular onde detalha como será o processo de vacinação da terceira dose contra o COVID-19 para os profissionais de saúde que se inicia nesta quarta-feira (06/10). Para receber a terceira dose de reforço, os profissionais precisam ter completado o esquema vacinal até 31/03/2021.

A vacina disponível para a aplicação é a da fabricante Pfizer.

A programação será realizada de acordo com o local de trabalho, sendo assim:

Rede pública: Os profissionais serão vacinados na sua própria lotação, caso o hospital conte com serviço de imunização hospitalar, caso contrário os profissionais devem ir até uma das UBS’s que estejam aplicando a terceira dose;

Rede Privada: Serão vacinados em UBS’s e para saber quais são as unidades de aplicação devem acessar o site da SES: https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao/;

Atenção Primária à Saúde: Deverão vacinar em suas unidades ou na UBS da sua Região de Saúde;

UPAS, ADMC, SVS, Complexo Regulador (incluindo SAMU), Parque de Apoio, HCB,HSVP, Hemocentro, Fepecs e ICDF: Os profissionais de saúde que atuam nos locais citados acima serão vacinados nas unidades básicas de saúde que estiverem aplicando dose de reforço;

Hospitais militares e HUB: Serão vacinados nas salas de vacinação de suas unidades hospitalares;

Profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros: Aqueles profissionais de saúde que atuaram durante a pandemia na remoção de pacientes e foram vacinados no grupo de Trabalhadores da Saúde poderão receber sua dose de reforço nas salas de vacina dos hospitais da rede SES.

No ato, todos os trabalhadores da saúde deverão apresentar a caderneta de vacina e seu documento funcional. O profissional que teve Covid-19 recentemente deverá aguardar o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde de 30 dias do início dos sintomas ou do exame positivo, em caso assintomático, para proceder a vacinação com dose de reforço.

A SES informa que o Ministério da Saúde encaminhou vacinas apenas para quem tomou as duas doses até 31/03, todavia, em breve serão enviadas mais vacinas, a fim de imunizar todos os profissionais.

O diretor do Sindate Newton Batista enfatiza: “ É muito importante ter Técnicos em Enfermagem da linha de frente com o esquema vacinal completo. O Sindate orienta que todos os profissionais busquem a imunização porque essa é a única proteção que temos contra esse vírus fatal.”