Por Camilla Nunes
Como parte das ações do Outubro Rosa, os profissionais que trabalham no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) iniciaram na manhã da última terça-feira (19/10), o 6º Mutirão de Reconstrução Mamária.
Esse projeto tem como objetivo reconstruir a mama de mulheres que passaram pela mastectomia, que é a retirada da mama como uma das formas de tratamento do câncer. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e tatuadores.
Na cerimônia de abertura estavam presentes os diretores do Sindate, Isa Leal, Josy Jacob e Newton Batista. O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) e outras autoridades também compareceram ao evento.
Além disso, Vianna se uniu aos voluntários para fazer parte da equipe nas cirurgias e afirmou que é uma honra participar dos procedimentos como instrumentador e ter a chance de mudar a vida dessas mulheres.
Para Mônica Silva, Gerente de Enfermagem do HRT, o maior propósito é ajudar essas mulheres a resgatarem a autoestima. “Elas estão tendo a oportunidade de refazer o seio que foi retirado na mastectomia, nós ficamos muito felizes em fazer parte disso”.
O mutirão vai até hoje. O diretor do Sindate, Newton Batista afirma: “É motivo de orgulho participar desse mutirão e fica o nosso agradecimento a todos os profissionais de Enfermagem que se dedicam tanto no cuidado com as pacientes”.