Foi assinado, na tarde desta sexta-feira (10), o Acordo Coletivo 2021/2022 entre o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF). Estiveram presentes no PO 700, sede do IGES, o presidente do Sindate, João Cardoso, juntamente com os diretores Elza Aparecida, Josy Jacob, Isa Leal, Moisés de Miranda e Newton Batista.
As negociações para a assinatura do ACT se estendem desde o final de 2020 e após diversas propostas e contrapropostas, o texto foi aceito pela categoria em uma assembleia realizada no Hospital de Base e transmitida pelo perfil do Sindate no Instagram (@sindatedf) no dia 13/07.
Dentre as principais cláusulas estão:
- – Aumento de 2% no piso salarial a partir de outubro de 2021, com efeito retroativo de julho a setembro de 2021;
- – Implementação do Plano de Carreira (Que consiste em dar prioridade em processos seletivos aos Técnicos em Enfermagem que possuem o nível superior, de acordo com a vaga anunciada.);
- – Licença Maternidade de 180 dias.
O presidente do Sindate, João Cardoso comemora a assinatura:” Finalmente o acordo coletivo de trabalho foi assinado, a demora estava prejudicando os profissionais. Agora, vamos continuar trabalhando para que todas as cláusulas sejam cumpridas.”
Já o diretor Newton Batista afirma: “ Foram muitas idas e vindas, mudanças de gestão que atrapalharam a assinatura do acordo, porém, agora os colaboradores do IGES terão garantias trabalhistas. Vamos trabalhar sempre e melhor para assegurar o direito dos trabalhadores.“
O acordo coletivo contempla todos os Técnicos em Enfermagem lotados na U’PAS, Hospital de Base e Santa Maria, tem vigência de um ano a contar da data de assinatura e a data base será em todo dia 1° de outubro.