Por diversos anos, os Técnicos em Enfermagem fazem a função de padioleiro nas unidades de saúde do DF. O que acaba sobrecarregando os profissionais que são desviados de funções.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), lutou durante todo esse período para que fosse feita a contratação de padioleiros, que são os profissionais responsáveis pela condução de macas e cadeiras de rodas.

Leia o histórico de solicitações feitas:

-Sindate visita HRT para apurar irregularidades de desvio de funções dos profissionais de saúde: ;

-Após pedido do Sindate, HRG dá início a projeto piloto de remoção interna de pacientes:;

-Sindate solicita contrato temporário para padioleiros: ;

-Sindate vai ao HRT cobrar retirada de padiolagem da enfermagem:;

-Diretora do Sindate vai até HRC para verificar falhas no remanejamento de pacientes: ;

-Sindate aciona o Coren-DF e afirma que categoria não fará mais o serviço de padioleiro nos hospitais: ;

O processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do DF do dia 28/06/2021 e a contratação começou no início desta semana. A diretora do Sindate Elza Aparecida destaca: “De acordo com o COFEN a condução cadeira de rodas, macas e transporte de corpos não são atribuições da Enfermagem e desde 2015, o Sindate busca a restituição do quadro de padioleiros dentro da Secretaria de Saúde, pois essa falta traz para os Técnicos em Enfermagem uma grande demanda. Porque além de desempenhar suas atribuições ainda tem a função de outros.”

Segundo Elza, as fiscalizações continuarão: “Essa contratação é um grande passo para o desafogamento das atribuições do Técnicos e o Sindicato continuará fiscalizando para que os profissionais exerçam somente o seu ofício.”

Se no seu local de trabalho estiver tendo desvio de função, envie uma denúncia para o Sindate por meio do e-mail: comunicacaosindatedf@gmail.com e não esqueça de anexar provas como fotos e vídeos.