O Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) João Cardoso, juntamente com o Diretor Newton Batista participaram na tarde da última segunda-feira (31/05) de uma Audiência Pública na Câmara Legislativa promovida pelo Deputado Distrital Jorge Vianna (Podemos).

A audiência foi realizada virtualmente e tinha como principais assuntos as condições de trabalho e o piso salarial da Enfermagem. Participaram da reunião os presidentes de diversos sindicatos que representam os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem pelo Brasil, foram eles: SATEN – RJ, SATEN – PE
SETE – AL, SINTEFEM – BA, SINDE- RON
SPATE – AC, SENATEP – PI, SIENF – GO
SINDATE – DF.

Todos os presentes relataram os difíceis e diversos cenários enfrentados como a falta de dimensionamento e EPI’s, superlotação e salário precário.

O Presidente do Sindate João Cardoso fez uso da palavra e destacou: ” Queremos apoiar a Enfermagem de todo o Brasil e temos feito isso graças a ajuda do Deputado Jorge Vianna. O Jorge tem ido em todo o Brasil para acompanhar como andam as condições de trabalho na saúde pelo país.”

Cardoso parabenizou os demais participantes e falou sobre a sua experiência ao fundar o Sindate: ” Eu idealizei esse Sindicato exatamente para defender o Técnico em Enfermagem.”

O diretor Newton Batista reflete que esse é o momento ideal para esse tipo de iniciativa: “Esse é um momento favorável de união das instituições em prol das nossas pautas, precisamos de representações nacionais que falem pelos Técnicos em Enfermagem e que essas instituições busquem preservar o bem-estar desses profissionais e as aprovações dos projetos. Quem tem que falar pelos técnicos são seus representantes específicos como os que participaram da audiência.”

Vale lembrar que existe um projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional para garantir melhorias para a Enfermagem: PL 2564/2020 que prevê a instituição do Piso Salarial Nacional para os profissionais da Enfermagem e a redução da carga horária.

O Sindate está mobilizando e lutando pela categoria de diversas formas, vai participar de reuniões essa semana no Senado Federal junto com outras frentes e fez a organização da Marcha pela Enfermagem que aconteceu no último dia 12/05.