Por Leandro Montes

Diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) realizaram inspeção na manhã da última sexta-feira (12/03), no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), para verificar a situação quanto ao atendimento de pacientes com Covid-19 e público em geral.

Durante a visita na unidade, os dirigentes Josy Jacob e Moisés de Miranda averiguaram as condições de trabalho dos auxiliares e técnicos em enfermagem de vários setores e o fluxo da distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), onde constataram problemas no fornecimento de luvas e sobrecarga de trabalho.

No Pronto-Socorro, os diretores conversaram com servidores e constataram o racionamento de luvas, devido à escassez na unidade hospitalar, fazendo com que os profissionais permaneçam por mais tempo do que o recomendado, conforme preconiza os protocolos do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Ministério da Saúde.

Superlotação e sobrecarga de trabalho

Além da falta de material, os problemas detectados pelos diretores no hospital atingem também o dimensionamento de pessoal no PS geral e dedicado a pacientes com covid-19, com revezamento para atender os 24 pacientes nos leitos de UTI, mais que o dobro da capacidade e do recomendado pelo Cofen, resultante da alta sobrecarga de trabalho dos profissionais.

Após a vistoria realizada no hospital, os representantes do Sindate acionaram os responsáveis pela logística de EPI’s, onde foram informados pela farmácia central que nos próximos dias a unidade será abastecida com nove mil pares de luvas, o que é considerada insuficiente diante da demanda atendida no HRT, com o risco de continuar no racionamento de material.

Reforço de profissionais e carga horária

A diretora Josy Jacob cobrou da subsecretária de Gestão de Pessoas da SES, Silene Almeida, soluções na contratação de mais profissionais, com o objetivo de suprir o déficit que atualmente há nas unidades hospitalares, principalmente neste momento de segunda onda da covid-19, onde a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adultos para covid-19 nos hospitais da rede pública, foi registrada em 98,88%, nesta quinta-feira (12).

Em resposta, a subsecretária ressaltou que nas próximas semanas serão contratados mais profissionais para atuarem na assistência à saúde e mais padioleiros, por meio de contrato temporário, como medida de reforço nas unidades; além da liberação de 40 horas para os servidores, no atendimento a pacientes com covid-19.

O Sindate irá pessoalmente até à Secretaria de Economia para reforçar e cobrar celeridade na contratação dos profissionais e na liberação das 40 horas. A entidade continuará acompanhando as medidas que serão tomadas pelo hospital, para que a saúde e a segurança dos servidores e pacientes sejam assegurados.