O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) vem travando uma batalha com o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Desde o segundo semestre de 2020 o Sindate tem recebido denúncias dos profissionais sobre o recorrente atraso no pagamento de salários e benefícios como os auxílios alimentação e transporte.

Em novembro passado foi protocolada uma notificação onde o Sindate abordava o problema. Na mesma ocasião, a diretora Josy Jacob conduziu uma assembleia na qual os profissionais decidiram por entrar com ação judicial, assim como o indicativo de greve.

Após inúmeras reclamações dos funcionários, o Sindicato enviou uma notificação extrajudicial solicitando que seja colocado em dia o pagamento do salário, auxílio transporte e alimentação de todos os colaboradores, de forma imediata, sob pena de decretação de estado de greve, por tempo indeterminado.

A nova direção do Instituto respondeu à notificação propondo uma reunião com a diretoria do Sindate para a próxima segunda-feira (18).

O diretor Newton Batista pontua: “É muito preocupante a situação do ICDF hoje, devido ao não pagamento dos subsídios básicos aos trabalhadores. Não é desejo do Sindicato radicalizar, paralisando as atividades de enfermagem no ICDF, porém, essa medida já está em nosso radar porque os trabalhadores não têm como se deslocar de suas residências para o Instituto. Esperamos que nessa reunião com a nova diretoria, tenhamos boas notícias e assim evitaremos um movimento grevista.”