Seis pessoas foram transferidas a unidade particular na Asa Sul e uma, ao Hospital das Forças Armadas. Amazonas tem novo pico da doença, com hospitais superlotados, e pretende enviar pacientes para seis unidades da federação.

Pacientes com Covid-19 começaram a chegar a Brasília para receber tratamento. Nesta quinta-feira (14), uma pessoa foi internada no Hospital das Forças Armadas (HFA) e seis no hospital particular Santa Lúcia, na Asa Sul. A expectativa é que outras unidades de saúde do Distrito Federal também recebam pacientes da capital amazonense.

O Amazonas vive um novo pico da Covid-19, com aumento de casos e mortes, e hospitais superlotados e sem oxigênio (veja mais abaixo). Nesta quinta, o governador do estado, Wilson Lima (PSC), informou que 235 pacientes serão transferidos para hospitais em Brasília, Goiás, Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segundo o Ministério da Defesa, o paciente recebido no HFA “foi encaminhado pelo Hospital de Aeronáutica de Manaus. No âmbito da Operação Covid-19, o HFA presta atendimento dessa natureza acolhendo as demandas advindas do MD. Portanto, o HFA recebe militares e dependentes de outros estados quando solicitado pela pasta”.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou, nesta quinta, que não há previsão de recebimento de pacientes na rede pública da capital.

Na quarta (13), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou cilindros de oxigênio a Manaus. A aeronave partiu do Rio de Janeiro e fez uma escala no DF. Ao todo, 386 cilindros devem ser transportados por aviões C-130 (Hércules) até o próximo domingo (17).