O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Newton Batista foi empossado nesta manhã como conselheiro do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). A cerimônia de posse foi realizada por meio de videoconferência e contou com a presença do Secretário de Saúde do Distrito Federal Osnei Okumoto e demais autoridades.

O CSDF é a autoridade máxima de decisão do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem a função de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas da saúde brasiliense. Como todo conselho, o CSDF é formado por representantes de entidades e movimentos representativos, governo e prestadores de serviços de saúde do DF.

Newton assume o lugar de Williamar Dias que por alguns anos se dedicou inteiramente em prol da categoria. A posse de Newton foi publicada no Diário Oficial do dia 16/11.

Batista enfatiza: “É importante a manutenção de representatividade no Conselho de Saúde. O SINDATE sempre foi um defensor da classe trabalhadora e meu papel agora como conselheiro do DF é continuar esse trabalho, fiscalizar sempre que possível e garantir que o controle social tenha a participação dos trabalhadores.”