Na manhã de hoje, a diretora do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem (Sindate), Josy Jacob conduziu uma transmissão ao vivo com o objetivo de responder questionamentos relacionados ao Setor Jurídico.

A live teve início às 9h e contou com a participação do advogado do Sindate Newton Viana. Os perguntas respondidas foram enviadas pelos profissionais do Instituto de Gestão Estratégica (IGES) por meio das redes sociais do Sindicato.

Em destaque estão alguns assuntos:

-Plano de carreira: está previsto no acordo coletivo que será negociado ;
-Insalubridade Grau Máximo: o Sindate entrou com uma ação judicial e devemos aguardar os prazos judiciais;

  • Folha de ponto: As empresas têm o dever de expor a folha de ponto ao funcionários. Caso não seja feito de forma espontânea, o profissional pode ajuizar uma ação;
    -Acordo coletivo: o Iges tem que cumprir todas as cláusulas firmadas em acordo coletivo pois o mesmo tem poder de lei;
    -FGTS: devido a pandemia, o governo deliberou alguns congelamentos e o pagamento do FGTS esteve congelado entre os meses abril a junho. As empresas devem fazer o pagamento mas podem optar pelo parcelamento em até 6x.

O trabalhador do IGESDF que ainda tiver algum questionamento, pode enviá-lo para os nossos canais de comunicação. A próxima e última live jurídica acontecerá no dia 2/12 e será dedicada aos profissionais do setor privado.