Por Érika Sousa

Na manhã desta sexta-feira ( 30/10), os pacientes, funcionários e apoiadores do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal ( ICDF) participaram de uma carreata onde pediam pelo retorno do atendimento especializado do Instituto, que foi paralisado por falta de verba.

Antigamente o ICDF realizava 5 transplantes por dia e esse serviço essencial para a sociedade está suspenso desde Agosto.

A concentração do movimento desta sexta-feira, teve início às 7h, no estacionamento 3 do parque da cidade e contou com a presença de pacientes que receberam transplantes, familiares, funcionários do ICDF, o Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem ( Sindate) e o Deputado Distrital Jorge Vianna ( Podemos).

A organizadora do evento Elaine Gomes, relata a importância do ato: ” Quando a gente transplanta, o tratamento é contínuo. Estamos sem reagentes para fazer os exames, consultas canceladas. A nossa conscientização é uma forma de conseguir que o atendimento retorne o mais rápido possível.”

O diretor do Sindate, Newton Batista afirma: ” É um movimento muito importante, que reúne sociedade, funcionários, sindicatos e principalmente os pacientes que são usuários do serviço do ICDF, que é a única unidade que realiza esse procedimento no DF. O Sindate fará o possível pela continuidade do serviço e pela manutenção dos empregos de todos os trabalhadores e que os pacientes não fiquem sem essa assistência cardíaca.”