Por Érika Sousa

Na manhã desta quarta-feira (28/10), o Governador Ibaneis Rocha, anunciou a implementação do plano de saúde destinado a todos os servidores públicos do Distrito Federal.

A solenidade fez parte das diversas ações em comemoração ao Dia do Servidor Público, que é comemorado neste dia 28/10.As adesões se iniciam no próximo dia 3 de novembro e os primeiros atendimentos começarão em dezembro. O servidor que optar pelo plano de saúde, deverá pagar uma taxa de 4% baseada no salário bruto do profissional e a cada dependente aumentará 1% nesta taxa.

O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (Inas-DF), divulgou os valores mensais do plano em R$400 se titular e R$200 em caso de dependentes. O benefício contará com uma coparticipação por parte do beneficiado de 5% a 30% a depender do serviço hospitalar prestado.

O presidente do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, João Cardoso esteve na solenidade e afirma: “ Esse plano de saúde vai ajudar os funcionários públicos do DF no cuidado com sua saúde. Temos um problema muito grande onde os profissionais cuidam da sociedade, mas não tem benefícios para cuidar de si. Acredito que com esse plano de saúde, a situação melhore.”

O deputado e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do DF (CLDF) Jorge Vianna (Podemos), destacou: “Quando você investe em plano de saúde para servidor, você garante que ele saia de licença para realizar algum tratamento, mas retorna rapidamente depois da sua recuperação. Hoje concretizamos uma das maiores demandas dos servidores do DF: o plano de saúde.”

A contratação do plano se dará pelo seguinte calendário:

A partir de 03 de novembro: Servidores da Saúde;

A partir de 01 de dezembro: Servidores da Educação;

A partir de 01 de janeiro: Demais órgãos.