Por Érika Sousa.

Após a aprovação do projeto de lei que prevê a criação de um plano de carreira específico para os auxiliares e técnicos em enfermagem, nesta quarta-feira (14/10), o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou o projeto para a análise dos deputados distritais.

Estiverem presentes na cerimônia de envio os diretores do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Isa Leal, Josy Jacob, Moisés de Miranda e Newton Batista.

O plano de carreira é um projeto idealizado pelo Deputado Jorge Vianna (Podemos), juntamente com a diretoria do Sindate. O texto cria a carreira dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem para os servidores da Secretaria de Saúde, com uma lei específica da categoria. Atualmente, os profissionais fazem parte da carreira de Assistência à Saúde, disposta na Lei Nº 3.320/2004, na qual estão incluídas outras carreiras de nível médio e superior.

Como presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF, Jorge Vianna demonstra confiança de aprovação junto a bancada parlamentar: “Esse é o momento de analisar o texto e fazer os ajustes necessários ao PL, de forma participativa, para que assim nós possamos atender os anseios da categoria.”

O Sindate reconhece que esse é um marco na história da profissão e mais uma motivação para continuar a luta por melhorias que beneficiam a categoria.