A padiolagem realizada por profissionais de enfermagem no Hospital de Taguatinga (HRT) foi o principal assunto discutido entre o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) e a direção do hospital, na manhã dessa quinta-feira (10). O maior problema apontado pelo sindicato foi em relação ao déficit de padioleiros e maqueiros, com o elevado número de desvios de função.
Atualmente, o HRT conta somente com 6 padioleiros da Secretaria de Saúde, sendo necessário um número de 130 profissionais para cumprir a demanda de cerca de 630 leitos na unidade hospitalar. Durante o encontro com o Superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Wendel Antônio Alves Moreira, as diretoras do Sindate Elza Aparecida e Josy Jacob enfatizaram a importância da contratação de trabalhadores para retirar a sobrecarga de trabalho dos auxiliares e técnicos em enfermagem.
As dirigentes do Sindate sugeriram, como forma de sanar os problemas, a implementação de um projeto de movimentação interna, conforme estabelecido no Hospital Regional do Gama em conjunto com a gestão. Wendel avaliou como positiva a proposta do sindicato, complementando a disponibilidade de Trabalho por Período Determinado para os profissionais de enfermagem que se disporem a atuar no Núcleo de Apoio a Remoção Interna de Pacientes.
A direção do HRT assegurou que irá cobrar da Secretaria de Saúde a contratação de padioleiros para o hospital. Os gestores foram unânimes ao concordar que os profissionais de enfermagem não devem ficar responsáveis pela realização do serviço de padiolagem. Na próxima quinta-feira (19), a direção do Sindate irá realizar uma reunião com o objetivo de discutir o assunto com a categoria. O encontro será realizado no Hospital, seguindo as orientações de distanciamento e segurança recomendadas.

