Diante de diversas reclamações com relação ao serviço de padiolagem que os profissionais de enfermagem estão sendo obrigados a realizar no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o diretor do Sindate Newton Batista solicitou, nessa terça-feira (8), durante reunião da vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGESDF), Emanuela Ferraz, a resolutividade do problema com a contratação de padioleiros para atuarem no hospital.
A solicitação do diretor do Sindate-DF teve como base a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Nº 588/2018, que dispõe sobre a participação da equipe de Enfermagem no processo de transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde, na atribuição dos profissionais de enfermagem.

Batista salientou, que, mesmo após o hospital ser notificado pelo Sindicato e pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) sobre a Resolução, não adotou medidas para retirar da enfermagem os serviços de movimentação de pacientes no hospital, tendo sido um dos fatores que contribuem para o desvio de função e, consequentemente com a sobrecarga de trabalho nos profissionais.
O diretor sugeriu, como medida a ser implementada, que o HRSM realize a contratação de maqueiros, conforme realizada no Hospital de Base, com o objetivo de não sobrecarregar a enfermagem.
“Enquanto representante da categoria de auxiliares e técnicos em enfermagem, nos colocamos à disposição dos profissionais para buscar que seus direitos sejam garantidos, sobretudo, quando se trata de desvio de função”, enfatizou.

