O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), publicou, nessa segunda-feira (03), o edital de convocação para Assembleia Geral Extraordinária para discutir e deliberar sobre a proposta do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) no adiamento da primeira parcela do 13º salário dos profissionais representados pela entidade, que atuam nas unidades administradas pelo Instituto. 

Na última quinta-feira (30/07), a direção do Sindate-DF foi comunicada, em reunião com gestores do IGESDF sobre a mudança na data prevista para o pagamento da antecipação do benefício. O Instituto alega que, em virtude do impacto financeiro causado pela pandemia do novo coronavírus, enfrentou dificuldades no repasse à vista aos fornecedores de insumos e materiais essenciais em procedimentos das unidades, o que comprometeu a folha de pagamento do 13º.

Durante o encontro com a superintendente Adjunto Administrativo, Valda César e com o Gerente Geral de Pessoas, os dirigentes do sindicato Josy Jacob e Newton Batista ouviram a proposta apresentada pelo instituto e enfatizaram ser contrários, devido o respaldo da cláusula 19º do Acordo Coletivo de Trabalho, celebrado entre o Sindate e o IGES, no ano de 2019.

O diretor do Sindate Newton Batista ressaltou que a antecipação do benefício era esperada por grande parte dos profissionais, que programaram as finanças com compromissos na esperança de receber conforme a data estabelecida no documento. Batista enfatizou ser contrário ao adiamento devido ao trabalho que os técnicos são submetidos na linha de frente no combate à Covid-19 sem ao menos receber a majoração de insalubridade, conforme lei aprovada pela Câmara Legislativa. 

Sindate convoca técnicos para Assembleia

Diante do impasse, a proposta será analisada entre os técnicos do IGES, em Assembleia nesta sexta-feira (07/08), às 9h, para deliberar sobre a prorrogação. A votação ocorrerá online, por meio da página oficial do Sindate-DF no Instagram (@sindatedf). A direção destaca a importância da participação dos profissionais para discutir e deliberar sobre o assunto.

Enquanto representante da categoria de auxiliares e técnicos em enfermagem, o Sindate se coloca à disposição na busca pelos direitos e garantias da classe.