Em continuidade às visitas nas unidades hospitalares e centros de saúde, os diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) Isa Leal e Newton Batista estiveram nesta sexta-feira (05), no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), vistoriando as condições de trabalho dos auxiliares e técnicos em enfermagem.
Foram verificadas algumas irregularidades, principalmente quanto ao fluxo fora do padrão na área de assistência, não havendo o devido isolamento do local, e funcionários atuantes na linha de frente ao Covid, transitam na mesma área que outros colaboradores e pacientes do Pronto Socorro, criando um risco iminente de contaminação. Além de não existir um local específico para a paramentação e a desparamentação destes profissionais. Pacientes com suspeita são alocados no mesmo ambiente que pacientes com diagnóstico positivo.

Durante a fiscalização, os representantes do Sindate observaram a situação do quadro de fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais, bem como a realização e a constância da testagem para Covid. Foi constatado que, hoje, existe um fornecimento satisfatório de EPI’s, como também a regularidade dos testes, feitos a cada 15 dias, conforme é exigido.
Em conversa com a gestão do hospital, foi demonstrada a ciência de todas as irregularidades, bem como os projetos que estão em andamento para sanar os problemas existentes hoje, e o estudo para implantação de um novo fluxo que atenda às recomendações, proporcione segurança e bem-estar para todos os pacientes e colaboradores do hospital.
O Sindate continuará acompanhando o andamento dos projetos, como também execução destes.

