Na tarde desta quinta-feira(4), o diretor do Sindate, Newton Batista, juntamente com Lacerda e Lino, técnicos de enfermagem e fiscais do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), realizaram uma fiscalização no Hospital Anna Nery com base em supostas denúncias feitas por profissionais da saúde.
Durante a visita, foram verificadas algumas irregularidades, principalmente quanto ao fluxo dentro da UTI, onde funcionários atuantes na linha de frente ao Covid, dividem a mesma entrada e saída com outros colaboradores. Além de não existir um local específico para a desparamentação destes profissionais.
Foi observado também no próprio local, a fragilidade na implementação da capacitação na UTI sobre o manejo de corpos, bem como orientações aos profissionais de enfermagem, a não tomarem água e não irem ao sanitário no período de 6h durante o plantão. Na oportunidade, o Sindicato sugeriu aos gestores que façam um horário de intervalo no período entre às 7h e 12h, bem como, entre às 13h e 19h para que possam hidratar-se e fazer as necessidades básicas.
Estes colaboradores recebem apenas dois kits de aventais, um no período da manhã e outro no período da tarde, após o almoço.
Outro ponto importante tratado durante a inspeção, foi a testagem dos profissionais de saúde. Em conversa com a gerente de qualidade do hospital, Larissa Silveira, foi mencionado que os testes estão sendo realizados apenas nos funcionários sintomáticos. Mas a equipe que tiver contato direto com os positivados é afastada de imediato sem realizar a testagem, segundo o hospital.
Em relação aos demais temas da fiscalização, será feita uma notificação ao hospital para que sejam tomadas as providências necessárias e posteriormente averiguar se as solicitações feitas foram atendidas. O Sindicato está sempre preocupado com a saúde e segurança dos trabalhadores e para que seus direitos sejam sempre respeitados.

