Foto: Jornal de Brasília

Em sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (24/06), os distritais aprovaram o projeto de lei N° 718/2019, de autoria do deputado Jorge Vianna (Podemos), que institui a criação do programa Bolsa Estágio nas unidades de saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF).

O projeto prevê o pagamento de uma bolsa-auxílio, com valor fixado pela SES-DF para os alunos de cursos de formação profissional nas áreas de saúde e será realizado nas unidades da rede pública de saúde do DF, que exerçam atividades no atendimento ao público. A proposta deve beneficiar diversos alunos que poderão desempenhar suas atividades com mais tranquilidade e segurança com este aporte oferecido pelo governo. O texto segue para a sanção do governador.

O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF) Newton Batista destaca a importância do programa, que motiva o estágio, principal etapa dos cursos.”Muitos estudantes são obrigados a largar seus empregos para realizarem os estágios por serem, em sua maioria, diurnos. Essa bolsa ajuda a equacionar essa perda, e ainda incentiva os alunos que executam as atividades normais de um trabalhador, pois ajudam as instituições, mas não recebem nada por isso”, declara.

O autor do projeto, deputado Jorge Vianna, destaca a relevância da bolsa para os estudantes e afirma que o estágio é o momento mais caro do curso, devido a aquisição dos materiais que serão usados no exercício das atividades. “O projeto Bolsa Estágio, irá beneficiar milhares de alunos, que todos os anos fazem estágio na rede pública de saúde, principalmente às pessoas carentes, muitos não tem condições nem de se alimentar. Então acredito que essa medida, tendo a sanção do Governador, vai ajudar a população que será melhor assistida”, aponta o distrital.