Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    NOTA DE PESAR: Jadiel Batista

    21/11/2025

    NOTA DE PESAR: Pricila Tavares Fagundes

    17/11/2025

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sistema
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    SINDICALIZE-SE
    SINDATE – DF
    Home»Comunicação»Em ato histórico, técnicos em enfermagem lembram colegas mortos pela Covid-19 e reivindicam por valorização da categoria
    Comunicação

    Em ato histórico, técnicos em enfermagem lembram colegas mortos pela Covid-19 e reivindicam por valorização da categoria

    13/05/2020Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email WhatsApp Copiar Link
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Email

    Por Leandro Montes

    Técnicos, auxiliares em enfermagem e enfermeiros realizaram nesta terça-feira (12), um ato que lembrou os profissionais mortos durante o combate da Covid-19. A manifestação, ocorrida em frente ao Museu da República, de forma silenciosa, ainda destacou as principais lutas da enfermagem por melhores condições de trabalho, aprovação da jornada de 30 horas semanais e piso salarial. A data também comemora o início da semana da enfermagem com o dia do enfermeiro. 

    A concentração, que teve início às 17:30, contou com a participação de entidades representativas da enfermagem, como o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) e da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).

    Posicionados a uma distância de dois metros uns dos outros, os profissionais seguravam placas com nomes dos colegas mortos no enfrentamento à Covid-19 e acenderam velas, simbolizando uma vigília. Enquanto os nomes dos trabalhadores falecidos eram projetados no Museu da República, os participantes repetiam os nomes e, em representação, se deitavam ao chão, sobre uma lona preta, com pernas fechadas e braços abertos em alusão a uma cruz. De acordo com dados do Observatório da Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), até esta terça (12), 109 profissionais de enfermagem perderam a vida para o coronavírus e 13.734 acabaram contaminados.

    A diretora do Sindate, técnica em enfermagem e enfermeira, Isa Leal, enfatiza as condições de trabalho da categoria.

    “Somos os profissionais na linha de frente da Covid-19, atuando no enfrentamento dessa pandemia e temos um papel preponderante neste momento, como também em outros”, afirma a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) Isa Leal sobre a importância do trabalho da enfermagem para a sociedade. “Nossos colegas estão morrendo. Recebemos, assistimos e cuidamos 24h, estando expostos, sem nenhum tipo de segurança e contrapartida de valorização da profissão. Mais do que palmas, queremos reconhecimento”, enfatiza Leal, destacando a magnitude do papel dos auxiliares e técnicos em enfermagem. 

    Valorização

    Além dos desafios da rotina, os profissionais de enfermagem batalham para obter a valorização necessária. O diretor do Sindate-DF Newton Batista argumenta que esse reconhecimento deve se concretizar em ações, já que os trabalhadores não possuem um piso salarial e sofrem constantemente com a desvalorização. Batista destaca a lei das 30 horas, que há 19 anos tramita no Congresso Nacional. “Nós agradecemos as homenagens que estamos recebendo, mas mais do que isso, precisamos de valorização, respeito e principalmente reconhecimento por parte daqueles que legislam”, conclui.

    Newton Batista destaca a importância do reconhecimento da enfermagem por meio da aprovação de pautas em tramitação no Congresso.

    O diretor, também profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) destaca a importante atuação dos trabalhadores que constantemente estão expostos ao risco de contaminação. “Infelizmente, não temos a retaguarda, por acabar buscando pacientes em diversos locais e não possuímos teste para comprovar os casos de Covid-19. Eles também precisam ser valorizados. Hoje, estou representando os profissionais de macacão azul”, enfatiza.

    Manifestação

    O ato reforçou a manifestação ocorrida de forma silenciosa no dia 1º de maio na Praça dos Três Poderes, quando ativistas insultaram profissionais da saúde que protestavam em memória aos colegas que perderam a vida na linha de frente do combate ao novo coronavírus. O diretor do Sindate Newton Batista que participava do ato, partiu em defesa para que não houvessem agressões físicas, já que os profissionais de enfermagem são estatísticas no número de agressões verbais no país.

    Profissionais deitavam ao chão, sobre uma lona preta, com pernas fechadas e braços abertos em alusão a uma cruz.

    Carta conjunta aos parlamentares

    As entidades representativas da enfermagem elaboraram uma carta que será encaminhada à Câmara dos Deputados. O documento aborda sobre a realidade da enfermagem e as dificuldades enfrentadas desde o início do novo coronavírus. A carta também elenca algumas pautas pelas quais a enfermagem espera há anos, entre elas o projeto de lei que define um piso salarial nacional para todos esses profissionais, o projeto de lei das 30 horas semanais, além do projeto que regulamenta a aposentadoria especial com 25 anos de trabalho insalubre.

    Compartilhe WhatsApp Twitter Facebook Telegram LinkedIn
    Notícia AnteriorApós reunião com Sindate, IGES emite informativo que autoriza afastamento de servidores da SES
    Próxima Notícia Sindate visita unidades de saúde para avaliar condições de trabalho de auxiliares e técnicos em enfermagem

    Notícias Relacionadas

    Comunicação

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Comunicação

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/2025
    Comunicação

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/2024376 Visualizações

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/202577 Visualizações

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/202576 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações

    SINDATE-DF
    Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01
    Bloco L, Edifício Márcia, Sala 604
    CEP – 70.307.900 – Brasília-DF
    Telefone 1: (61) 3458-2660
    Telefone 1: (61) 3033-7084
    E-MAIL comunicacao@sindatedf.com.br

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2025 SINDATE-DF. Desenvolvido por Líder Máquinas.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.