Diante da crescente pandemia do novo coronavírus que o mundo enfrenta, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tem sido um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao vírus. Com o alerta publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a escassez de EPIs para os trabalhadores da saúde, situação que já ocorre em unidades hospitalares do país, tornou-se necessária a busca por meios de suprir os profissionais.

No entanto, tomada pela falta dos equipamentos, a empresária e fonoaudióloga Liliane Lima, sócia proprietária de dois estabelecimentos de saúde, preocupada com a situação e percebendo a dificuldade na compra do material, resolveu produzir por conta própria, máscaras não apenas para os seus colaboradores, mas também para os servidores da rede pública de saúde do DF.
Com a necessidade de encontrar costureiras voluntárias para auxiliar na produção e confecção das máscaras, Lima se uniu ao também empresário Pedro Costa, proprietário de uma marca de roupas, que cedeu sua estrutura e suas funcionárias que revezam de forma voluntária, cortando o tecido e confeccionando parte dessas máscaras.
Outra parte desse material cortado é enviado às costureiras voluntárias para que confeccionem de suas próprias residências. Liliane informou que todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão seguidas e que os kits são montados com muito cuidado antes de serem entregues.
O Projeto foi ganhando adeptos, ganhou um nome, e também um perfil no Instagram Multiplique Amor DF. A ideia, segundo Liliane, é que mais pessoas sintam interesse em ajudar e que o número de voluntários aumentem. Além disso, o projeto já conta com uma Vaquinha Virtual onde o objetivo é arrecadar recursos para a compra de mais bobinas.
Doação aos profissionais
Para doar as máscaras aos servidores da saúde, Liliane decidiu entrar em contato com o deputado distrital Jorge Vianna, onde contou um pouco sobre o projeto e pediu ajuda do distrital na doação do EPI. O parlamentar, como técnico em enfermagem e enfermeiro da SES, ao tomar conhecimento, não pensou duas vezes em fortalecer a corrente de solidariedade da empresária em ajudar os profissionais de saúde com os equipamentos.
Para auxiliar na corrente do bem, o deputado convidou os diretores do Sindate Isa Leal e Newton Batista para somar na ação. Os diretores da entidade conheceram o projeto em conjunto com o distrital e se colocaram à disposição para auxílio no direcionamento de unidades que necessitam dos EPIs.
“Nos sentimos honrados em poder ajudar com esse tipo de projeto, pois sabemos as dificuldades que está sendo a aquisição desses EPIs neste momento dessa pandemia. Tendo pessoas comprometidas em elaborar esse tipo de material, onde já consta um desabastecimento em parte de unidades de saúde, nos colocamos à disposição para auxiliar no que for possível, pois aprovamos muito essa ação. Como sindicato, temos uma grande preocupação na exposição dos profissionais que estão na linha de frente na assistência aos pacientes e no combate ao coronavírus”, destaca o diretor Newton Batista.
Como ajudar
Para ajudar a corrente de solidariedade e ajudar os profissionais de saúde, acesse o perfil do projeto Multiplique Amor no Instagram e clique na vaquinha virtual.

