O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, pediu exoneração do cargo em meio à pandemia de coronavírus. Edição extra do Diário Oficial, publicada na noite desta segunda-feira (16/03), traz a exoneração a pedido do titular da pasta.

Ao Metrópoles, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a saída de Osnei é estratégica. Ele destacou que o agora ex-secretário será nomeado assessor em seu gabinete para ajudá-lo com decisões técnicas. “Estou tendo de promover medidas muito importantes na área da Saúde. O tempo todo fico chamando pelo Osnei, então, resolvi trazê-lo mais para perto”. A nomeação de Osnei, no entanto, não foi publicada.

O número de casos do novo coronavírus no Distrito Federal subiu para 19, de acordo com nota assinada pelo diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, Cássio Peterka, divulgada na tarde desta segunda-feira (16/03).

Em coletiva, o Ministério da Saúde chegou a informar que não havia mapeamento da origem de cinco casos no DF. A informação, no entanto, foi corrigida minutos depois pela pasta federal, após o próprio Osnei Okumoto ter ido ao local onde as divulgações à imprensa eram repassadas.