Foto: Wilter Moreira

Por Leandro Montes

Um dia após mudanças na gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) com a saída de Osnei Okumoto, o deputado distrital Agaciel Maia (PL) sugeriu, durante sessão da Câmara Legislativa desta terça-feira (17/03), o nome do deputado Jorge Vianna (Podemos) para o comando da pasta. A declaração do distrital ocorreu durante o discurso de Vianna, que criticou na tribuna da CLDF os valores dos recursos que serão repassados para o DF e estados no combate à pandemia do coronavírus.

Atuação e experiência na saúde

Agaciel Maia, presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Casa avaliou Vianna como preparado para assumir a Secretaria de Saúde em virtude da atuação e experiência do parlamentar na área da saúde. Técnico em enfermagem e enfermeiro, Jorge Vianna (Podemos) foi reconduzido em fevereiro à presidência da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), uma das mais importantes da Câmara Legislativa. 

De acordo com Maia, o deputado poderia assumir a pasta por conhecer desde a estrutura ao funcionamento dos níveis de atenção à saúde no DF. [quote]Eu sugiro ao governador que tem pessoas preparadas para ser secretário, que conhecem a estrutura da secretaria e consegue permear, na verticalização, indo desde dos coordenadores até os terceirizados. Conhecem profundamente as áreas de hospitais, porque senão vamos continuar substituindo secretários de saúde, quatro, cinco por ano e não vai resolver essa questão de saúde”, disse o deputado. [/quote]

Ao responder Agaciel Maia, Jorge Vianna agradeceu a referência ao seu nome, especialmente em virtude da indicação ter partido do presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF). “Ser indicado por ele para ser secretário de saúde é porque realmente eu devo estar fazendo algo de bom”, finalizou Vianna. 

Confira o vídeo: