Por Leandro Montes
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) realizou, nesta quinta-feira (7/11), no Hospital de Base, Assembleia Geral Extraordinária que discutiu, deliberou e aprovou, por unanimidade, mudanças na concessão da folga de feriado, conhecida como folga compensatória, estabelecida no acordo coletivo assinado com o Instituto de Gestão Estratégia (IGES-DF) em setembro.
Após questionamentos e entraves jurídicos, a direção do Sindate propôs como alternativa, a ascensão ou progressão funcional, aos trabalhadores celetistas com qualificação de nível superior. Após discussão e orientação dos diretores do sindicato, a proposta foi submetida a votação, com um resultado favorável à mudança.
Com a aprovação, a cláusula que tratava sobre a folga de feriado foi substituída pela cláusula trigésima primeira, que trata sobre o plano de cargos e salários, com a seguinte alteração: “O IGES se compromete a elaborar e apresentar Plano de Cargos e Salários que complemente a estruturação da carreira para permita o crescimento em níveis salariais, de maneira horizontal, como mecanismo de valorização e retenção dos técnicos em enfermagem, estando sua implantação condicionada à aprovação do Conselho de Administração do IGES. Parágrafo único. O IGESDF compromete-se também a realizar estudos sobre a viabilidade de crescimento vertical, o que significa a criação do técnico para enfermeiro”.
O diretor do Sindate-DF Newton Batista, reforçou aos profissionais que a mudança só atinge um ponto do acordo e destacou que todas as outras cláusulas assinadas no acordo coletivo celebrado com o IGES, em setembro, como folga de aniversário, licenças e abonos estão mantidas.
Sindate formaliza acordo com alterações
Ainda na tarde desta sexta-feira (08/11), a direção do Sindate se reuniu com a superintendente de Gestão de Pessoas, Valda César, para formalização do acordo coletivo com alteração na cláusula deliberada pelos profissionais. A superintendente aproveitou a reunião com os diretores do Sindate e anunciou a proposta da criação de uma Comissão de Negociação e Mediação de Conflitos, com integrantes de áreas específicas do Instituto, onde será discutida a solução de problemas de gestão e trabalhistas com representantes sindicais.
Confira o acordo coletivo:
ACORDO COLETIVO IGES-DF ASSINADO