Foto: Wilter Moreira

Por Rayane Fernandes

Com informações de Política Distrital

A criação do programa de bolsa estágio para estudantes de curso de formação profissional na saúde é a mais nova ideia do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) para incentivar e capacitar esses estudantes. O Projeto de Lei nº 718/2019, que trata sobre o assunto, foi apresentado no plenário da Câmara Legislativa do DF na última terça-feira (15).

De acordo com o parlamentar, o Distrito Federal não tem garantido espaço para que os alunos coloquem os conhecimentos em prática e carece de projetos que estimulem a frequência nos cursos. “O Distrito Federal tem diversas unidades de ensino técnico, faculdades e universidades que formam periodicamente os futuros profissionais de saúde. Mas, para que eles possam adquirir experiência no mercado de trabalho, é imprescindível que a Secretaria de Saúde, maior empregador do DF na área de saúde, abra espaço para essas pessoas”, disse.

Para o diretor Newton Batista, do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), a bolsa visa incentivar os acadêmicos, enquanto eles contribuem com a mão de obra. “Hoje há um grande déficit de profissionais nas mais diversas áreas da saúde. Então, esse projeto é muito importante para ajudar a desafogar a sobrecarga de trabalho em cima dos profissionais de saúde”, avaliou.

Impacto financeiro

Segundo o PL, o valor da bolsa estágio será fixada pela Secretaria de Saúde e que, por ser limitado, permitirá cobrir, principalmente, os custos com transporte e alimentação dos estudantes terão. Por isso, diante do reduzido impacto, as despesas decorrentes da lei poderão ser cobertas pelo Fundo Constitucional, bem como por emendas parlamentares.

“O incentivo financeiro é extremamente importante para que o programa funcione, pois temos alunos que não conseguem nem pagar uma passagem. Então, esse incentivo é para que eles possam, ao menos, finalizar o curso, já que muitos não completam por conta da falta de recursos financeiros”, afirmou Newton Batista.

De acordo com Newton, o Sindate-DF é a favor de medidas de capacitação e incentivo que venham para beneficiar e contribuir com os trabalhadores e com a saúde da população do Distrito Federal.