Por Rayane Fernandes
Em comemoração aos 59 anos do Hospital de Base, o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) e cidadão honorário de Brasília, João Cardoso, e os diretores Moisés de Miranda e Elza Aparecida, juntamente com outros profissionais que atuam ou atuaram na unidade, foram homenageados nesta segunda-feira (9) durante sessão solene realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no jardim da unidade hospitalar. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, também participou da sessão.

De iniciativa do deputado distrital e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF, Jorge Vianna (Podemos), o evento teve como objetivo valorizar e mostrar a importância dos trabalhadores para o melhor atendimento à população e para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos que tirar esse estigma de que a saúde está ruim por causa dos servidores e trabalhadores. A ideia de trazer esse evento para as unidades de saúde é para dizer que o profissional faz a diferença”, comentou. “Meu papel aqui é mostrar para a sociedade que os trabalhadores do Hospital de Base estão trabalhando com vontade para que possam dar o melhor atendimento à população”, disse.
Fazendo menção ainda sobre a valorização aos profissionais e excelência no atendimento, o parlamentar destacou ainda que o Hospital de Base é referência no Brasil. “Esse é um hospital que luta todo dia para sobreviver. É uma referência na região Centro-Oeste, para todo o Brasil e para todos nós da Secretaria de Saúde. Temos que reverenciar esse hospital, porque homens e mulheres trabalham aqui com vontade, com dignidade, prestam serviço de excelência e temos sempre que enaltecer serviços assim”, ressaltou.
Com o mesmo objetivo, outras unidades hospitalares do DF também receberam a sessão solene em homenagem aos profissionais e em comemoração ao aniversário.
Histórico
Inaugurado em 12 de setembro de 1960, a unidade passou a se chamar Instituto Hospital de Base (IHBDF) em janeiro de 2018. Em 2019, ele voltou a ser chamado de Hospital de Base, integrando o agora denominado Iges-DF, composto, ainda, pelo Hospital Regional de Santa Maria e por todas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

