Por Rayane Fernandes
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) participou, na tarde dessa quinta-feira (22), do II Encontro de Saúde de Águas Claras. O evento, organizado pelo Conselho Gestor de Saúde da cidade, teve como objetivo promover um debate sobre o orçamento público na saúde e sensibilizar os parlamentares sobre a necessidade de cuidar da população da região. Também participaram do evento o deputado Jorge Vianna (Podemos) e a comunidade local.
Na ocasião, o deputado Jorge Vianna falou sobre o grau de importância que a saúde tem para o governo. “Temos um problema em que as pessoas falam mais e fazem menos. O discurso é um e a prática é outra. Temos um plano de emendas parlamentares em que a saúde está em quarto lugar. Ou seja, nós parlamentares, os gestores e usuários, estamos colocando a saúde como prioridade?”, questionou.
Em seguida, Jorge comentou sobre a dificuldade na execução do orçamento para melhorias na infraestrutura das unidades de saúde. Segundo o parlamentar, a burocracia e a centralização da execução do serviço pela Novacap dificultam a execução de pequenas melhorias, já que a construção de unidades de saúde compete com outras obras realizadas pelo órgão.
“Temos que ter um grupo específico na Novacap para fazer projetos de hospitais e outras unidades. Eu já fiz essa proposta de forma verbal para o governo e agora vou fazer de forma escrita. Não podemos entrar na fila comum de um projeto de uma ponte ou viaduto” , avaliou. “Tudo isso está atrelado às dificuldades que temos de investimento de pequenas coisas”, completou.
Conselho de Saúde
Também presente no encontro, a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Maria Florêncio, defendeu a criação de um Conselho de Saúde para Águas Claras para que, desta forma, as demandas da população do local sejam fortalecidas e atendidas.
O presidente do Sindate-DF, João Cardoso, concordou com a ideia da gestora e falou sobre a importância do conselho. “Uma das funções dele é fiscalizar. Por ser uma cidade populosa, Águas Claras merece ter um conselho à frente para propor melhorias para assistência à população”, disse.

