Por Rayane Fernandes
Com o objetivo de cumprir a Resolução nº 588/2018, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e retirar o serviço de padiolagem da enfermagem, o Hospital Regional do Gama (HRG) vai adotar medidas sugeridas pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF). Após reclamações, denúncias de sobrecarga de trabalho e desvio de função, a gerência de enfermagem do hospital informou, nesta quarta-feira (5), em reunião com a diretora de Assuntos Jurídicos do Sindate, Elza Aparecida, que um projeto piloto para resolver o problema deve ser implementado até agosto deste ano.
O Serviço de Movimentação Interna (SEMOVI), como é chamado o projeto, prevê que a padiolagem possa receber o Trabalho em Período Definido (TPD). Além disso, segundo a gerente de enfermagem do hospital, Gracimone Alves, o projeto prevê a colaboração de voluntários da comunidade que, após curso de capacitação, realizarão o serviço da padiolagem.

Para a diretora, a efetivação da proposta e, até mesmo, a expansão dela para outros hospitais públicos, trará muitos benefícios para a enfermagem. “Tendo as pessoas corretas atuando no transporte dos pacientes e o serviço estando centralizado, será possível fazer o controle e ter estatísticas das atividades internas do hospital, tendo dados concretos para comprovar a produtividade dos profissionais”, avaliou.
Segundo Elza, a Diretoria de Enfermagem (Dienf) da Secretaria de Saúde, zelando pelo bem-estar do paciente e pelo bom atendimento pela equipe de enfermagem, já deu parecer técnico favorável para que a Secretaria de Saúde cumpra a Resolução do Cofen.

