Após três dias de debates sobre os rumos da saúde pública no Distrito Federal, o plenário da elegeu, na última sexta-feira (07), as propostas elaboradas nas conferências regionais ocorridas nas sete regiões de saúde locais para melhorar o Sistema de Saúde Único (SUS). O evento chegou ao fim com a eleição dos 68 delegados que irão representar o Distrito Federal na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que acontecerá entre 4 a 7 de agosto.
De um total de 332 delegados eleitos nas conferências regionais nas sete regiões de Saúde do DF, 68 foram escolhidos para representar o Distrito Federal na etapa nacional, sendo 34 representantes de usuários, 17 de trabalhadores e outros 17 de gestores.
Conselheiro de saúde do segmento Trabalhador e representante do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) no Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), Williamar Dias, foi um dos delegados eleitos para a 16ª Conferência Nacional. Essa é a primeira vez que um técnico em enfermagem é eleito para representar os profissionais em uma conferência nacional, que irá traçar as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. “Vamos lutar por pautas como o fortalecimento do SUS e contra a proposta de redução da carga horária na área da saúde, por entender como serviço essencial à população”, destaca o conselheiro. Dias considera a Conferência como meio de fortalecimento do controle social e um espaço de lutas pelos direitos à saúde pública de qualidade.
[quote]Saiba mais: A 10ª Conferência Distrital de Saúde, que teve início na quarta-feira (5), com o mesmo tema da etapa nacional: “Democracia e saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, teve como objetivo a avaliação da situação da saúde no DF e contou com cerca de 500 participantes, entre representantes dos usuários, trabalhadores da saúde, gestores, sociedade civil organizada e não organizada. As discussões foram baseadas com foco em três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.[/quote]
O Sindate-DF enaltece o trabalho do conselheiro frente ao segmento do Trabalhador no CSDF. A direção espera que as diretrizes aprovadas na 10ª Conferência Distrital de Saúde possam fortalecer o debate em torno de um SUS gratuito e de qualidade para todos na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8).
Confira o vídeo:
Por Leandro Montes com informações da









