Por Leandro Montes
Democratizar o acesso à saúde pública, objetivando oferecer saúde de qualidade mais próxima dos cidadãos foi um dos principais assuntos discutidos na abertura da 10ª Conferência Distrital de Saúde, ocorrida na manhã desta quarta-feira (05), no auditório do Instituto Serzedello Corrêa. Gestores, parlamentares, usuários, conselheiros de saúde e representantes de segmentos do Conselho de Saúde do Distrito Federal marcaram presença na solenidade.
O evento é a etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto deste ano. O tema de ambas é o mesmo – Democracia e saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. Os eixos a serem discutidos nos três dias serão Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento adequado e suficiente.

O presidente do Sindate-DF, João Cardoso, destacou a importância da conferência na elaboração das diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o conselheiro de saúde Williamar Dias Ribeiro, que representa o Sindate-DF no Conselho de Saúde do DF (CSDF), enfatizou que as decisões tomadas pelos segmentos sociais na Conferência irão nortear as próximas ações de saúde no âmbito distrital, buscando conduzir as políticas nacionais no Distrito Federal.
Conferências
As Conferências de Saúde têm como base a Lei nº 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a lei, as conferências se reunirão a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
Antes da realização da conferência distrital, cada uma das sete regiões de saúde do DF promoveu sua discussão local. A primeira se realizou em 26 de março, na Região de Saúde Norte, com a participação de 167 pessoas. E a última a reunir os brasilienses para debater a temática foi a Região de Saúde Sudoeste, em 10 de abril.

