Por Rayane Fernandes
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) participou, na manhã desta terça-feira (28), da comemoração da 1ª Semana da Enfermagem do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF). O evento contou com a presença dos profissionais da enfermagem, do Conselho Regional de Enfermagem e da direção do hospital.
Representando o deputado Jorge Vianna (Podemos), o diretor do Sindate Newton Batista falou sobre os desafios a alcançar na enfermagem, entre eles a representação. “Nós temos hoje, dos 27 estados da Federação, dois estados com representantes da enfermagem, o DF, com o deputado Jorge Vianna, e o Rio de Janeiro. Isso nas Câmaras Estaduais. No Congresso Nacional não há nenhum representante”, disse.

Para Newton, a representação é fundamental para que a enfermagem consiga alcançar os objetivos. Como exemplo, ele mencionou a carga horária de 30 horas semanais. “Estamos há anos correndo atrás das 30 horas semanais. É uma batalha que se arrasta há 19 anos, mas que, por falta de representação de parlamentares que defendam a enfermagem, o assunto não entra em pauta e não chega a ser discutida em plenário”, avaliou.
Mas, para atingir esse e outros objetivos, Newton afirma que a categoria precisa estar unida. “Precisamos de mais representações e protagonismo para que possamos crescer e dar uma melhor qualidade de vida aos nossos profissionais. Somos anjos do cuidar, mas também somos seres humanos no restante das nossas responsabilidades e precisamos de salário digno e carga horária compatível”, finalizou.
A diretora Josy Jacob, que compôs a mesa representando o Sindate-DF, reforçou o discurso de Newton sobre a importância da representação. “Temos que ter mais consciência de que sem representação a gente não vai a lugar algum. Temos que ter representante de pulso, que não tenha vergonha de dizer que é da enfermagem e que tenha coragem de enfrentar os desafios”, comentou.

Sobre a Semana da Enfermagem, a diretora ressaltou que o período foi criado para valorizar o profissional e mostrar a importância que ele tem para o atendimento à população. “Quando falamos em semana de enfermagem, muitas pessoas questionam a gente sobre o motivo de comemorar, sendo que não tem condição de trabalho, tem sobrecarga”, comentou.
“Mas a Semana da Enfermagem foi criada exatamente para enaltecer o profissional. Nós queremos comemorar o profissional, que apesar de não ter condições de trabalho, dimensionamento adequado, está ali no dia a dia. Queremos comemorar por este profissional ser guerreiro, por ter escolhido essa profissão e que, apesar de tudo, trabalha com amor, com carinho”, frisou a diretora.
Na ocasião, Josy falou ainda sobre o acordo coletivo que foi entregue, na semana passada, ao diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), Francisco Araújo.

