A direção do Sindate-DF acompanhou, na tarde desta quinta-feira (21/03), a inauguração da Unidade Básica de Saúde nº 8 de Santa Maria. O diretor do Sindate-DF Newton Batista, conferiu de perto as novas instalações da UBS.
Após passar por uma reforma, o local, que antes contava apenas com uma equipe de Estratégia Saúde da Família, agora dobrou sua capacidade. Antes da reforma, a estrutura da unidade era apenas um galpão, com um banheiro e uma copa, além das salas de atendimento que eram divididas por biombos. De acordo com o gerente da unidade, Antonio Santiago, o local agora conta com dez salas, entre elas, duas para acolhimento, dois consultórios médicos e sala de procedimentos.
Durante a solenidade, o secretário de saúde Osnei Okumoto ressaltou um encontro que teve com a Secretaria de Fazenda para liberar recursos para a contratação de novos servidores. “Temos um déficit de 125 médicos na Atenção Primária e precisamos recompor”, destacou, lembrando ainda da intenção de contratar, também, agentes comunitários de saúde.

Para o Sindate-DF, a entrega da unidade de saúde beneficia tanto os moradores da região, como também os servidores, que antes estavam lotados na Unidade Básica de Saúde Nº 2 de Santa Maria. O diretor do Sindate, Newton Batista, destaca a necessidade da contratação de mais servidores nos estabelecimentos da rede pública de saúde do DF, principalmente nos de Atenção Primária, responsáveis pela assistência à saúde dos moradores de cada região do DF. “A solução para acabar com a sobrecarga nos hospitais, é contratando novos servidores nas unidades básicas de saúde do DF”, pontua.
Por Leandro Montes com informações da Agência Saúde

