Por Rayane Fernandes
A falta de padioleiros nas unidades públicas de saúde do Distrito Federal é uma das principais causas de desvio de função dos auxiliares e técnicos em enfermagem. O resultado disso é o prejuízo causado na saúde física e mental desses profissionais. Esta semana, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) recebeu denúncias de servidoras que passaram por cirurgia no ombro para tratar um rompimento do tendão causado pelo desvio de função e pela sobrecarga de trabalho.
Segundo a diretora de Assuntos Jurídicos do Sindate-DF, Elza Aparecida, é inaceitável a situação dessas profissionais. “Os técnicos em enfermagem já sofrem diariamente com a sobrecarga de trabalho e, para não prejudicar o tratamento dos pacientes, acabam executando tarefas fora da sua atribuição e ainda carregando peso exorbitante. Isso é inadmissível”, ressaltou. “O problema adquirido por essas trabalhadoras comprometerá a capacidade laboral delas, além de afetar o lado psicológico”, completou.
O transporte de pacientes em maca ou cadeira de rodas é um dos serviços comumente executados pelos profissionais de enfermagem. No entanto, a Resolução nº 588/2018, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), deixa clara a proibição dessas tarefas. “Não compete aos profissionais de enfermagem a condução do meio (maca e/ou cadeira de rodas) em que o paciente está sendo transportado”, diz o texto. Portanto, o Sindate-DF defende que haja a contratação de padioleiros para realizar o serviço.
Assistência à saúde
Para a diretora Elza, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) precisa promover a devida assistência preventiva à saúde dos servidores. “O rompimento nos ombros das profissionais é prova da falta de assistência da SES. Há anos os técnicos vêm trabalhando sem realizar qualquer tipo de exame periódico ou avaliação psicológica”, disse. “Dessa forma, já que a assistência não é ofertada de forma digna pela SES, o Sindate-DF lutará para que o governo providencie plano de saúde para os servidores”, finalizou.












