Por Rayane Fernandes

Por solicitação de técnicos em enfermagem, o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), João Cardoso, visitou o Centro de Material Esterilizado (CME) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), nessa quarta-feira (13), para verificar as condições de trabalho dos profissionais.

Após determinação da gerência de enfermagem do hospital, os servidores do CME passaram a receber, a partir dessa terça-feira (12), materiais completamente contaminados do Pronto Socorro do hospital. Lá, os profissionais lavam, montam e encaminham para a empresa responsável para que seja feita a esterilização. No entanto, o risco de contaminação é alto, visto a forma como os objetos chegam ao local.

Segundo o presidente do Sindate-DF, além de expor a saúde do trabalhador, não há espaço adequado no local e falta treinamento aos profissionais para lidar com esse tipo de material. “Não há pia, cuba e nem bancada em quantidade e tamanho suficientes no CME para processar esses itens. Além disso, os técnicos não têm um treinamento específico para tratar os objetos, visto que eles lidam diariamente com materiais diferentes dos que chegam pelo PS”, comentou João Cardoso.

Após a visita ao CME, Cardoso reuniu-se com a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, dra. Lucilene Maria Florêncio de Queiróz, que prometeu empenho para solucionar o problema, treinando os servidores e melhorando a estrutura física do Centro.