O vice-presidente licenciado do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Jorge Vianna, tomou posse como deputado distrital no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A solenidade aconteceu na manhã dessa terça-feira (1) e marcou o início dos trabalhos da oitava legislatura, que vai até 2022.

Vestido com o uniforme do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) ao invés do terno e gravata, o parlamentar quebrou o protocolo e surpreendeu quem estava presente na solenidade. O uso do uniforme, que continha a descrição “deputado”, foi uma forma de representar a categoria que ajudou a elegê-lo: os auxiliares e técnicos em enfermagem.
Comissão
Por unanimidade, o deputado Jorge Vianna foi eleito presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC). Para o deputado, presidir a Comissão será um dos maiores e mais importantes desafios dentro da Casa. Juntamente com Vianna, outros quatro deputados irão gerenciar os trabalhos da comissão.
“Eu aceitei esse desafio, por vir, justamente, do meio tanto educacional quanto da saúde. Não sou nenhum neófito na área, sou professor de formação, sou técnico em enfermagem e enfermeiro, e essas duas áreas eu entendo muito”, afirmou. “Quanto à cultura, essa é uma área que, embora eu não tenha muita habilidade, temos outros membros na Comissão muito capacitados e as demandas que vierem trarão muito conhecimento para nós”, explicou.
De acordo com o diretor Sindate-DF, Newton Batista, ter um representante da saúde como deputado distrital é muito importante para o sindicato e para a categoria. “Ficamos felizes pelo Jorge ter sido eleito presidente desta Comissão. Não poderia ser diferente por ele ser o representante da saúde. Esperamos que ele desempenhe um excelente papel nessa função, assim como desempenhou em suas atividades no sindicato”, enfatizou Batista.
Histórico
Como vice-presidente do Sindate-DF, Jorge esteve à frente das principais lutas e reivindicações da categoria nos últimos anos e denunciou, à imprensa e aos órgãos competentes, diversas irregularidades na saúde do Distrito Federal.
Vianna assegurou que continuará contribuindo com a saúde, como faz há mais de 15 anos no serviço público, só que agora como deputado. “Minha intenção foi mostrar para população que eu me coloquei a disposição para resgatar a saúde pública do DF. Eu costumava falar que com o macacão do Samu eu salvava de uma a duas vidas e como deputado poderei fazer muito mais”, declarou.
Como de praxe, os distritais empossados prestaram juramento e se comprometeram a cumprir as determinações da Constituição Federal e da Lei Orgânica do DF. Ao falar a palavra “prometo” na tribuna, Jorge estendeu seu compromisso “pelo resgate da saúde pública”, principal bandeira levantada durante sua campanha e agora, em seu mandato.
Por Leandro Montes com informações Evely Leão


