Durante a solenidade de posse dos deputados distritais da oitava legislatura (2019 a 2022), ocorrida na manhã da última terça-feira (1º), no plenário da Câmara Legislativa, a cena que não passou despercebida por todos os presentes e pela imprensa local foi a quebra de protocolo do deputado Jorge Vianna (Podemos), tornando-se um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Jorge, que é Técnico em Enfermagem e vice-presidente licenciado do Sindate-DF, optou por trocar o traje social (terno e gravata), pelo macacão do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), com a descrição “deputado”, representando assim, a categoria que ajudou a elegê-lo: os auxiliares e técnicos de enfermagem.
Vianna, que também é conhecido pelos profissionais da saúde como “guerreiro da saúde”, assegurou que vai continuar contribuindo com a saúde, como faz há mais de 15 anos no serviço público, só que agora como deputado. “Minha intenção foi mostrar para população que eu me coloquei a disposição para resgatar a saúde pública do DF. Eu costumava falar que com o Macacão do Samu eu salvava de uma a duas vidas, como deputado poderei fazer muito mais”, declarou.
Nas redes sociais, o assunto repercutiu em páginas e perfis que abordam assuntos relacionados a enfermagem. Em matéria publicada pelo portal Metrópoles, em sua página no Facebook, o post obteve mais de 2.400 compartilhamentos, como também muitos comentários e curtidas.
Após a publicação do portal de notícias, o post foi compartilhado por diversos perfis no Instagram, como publicado no perfil do enfermeiro intensivista e professor Raphael Marinho, que possui mais de 155 mil seguidores. A imagem compartilhada teve mais de 18,8 mil curtidas e diversos comentários de profissionais da saúde que se viram representados com a atitude do parlamentar.
No Twitter, o assunto também foi comentado por jornalistas e usuários, como da jornalista do Correio Braziliense, Helena Mader, além de blogs locais e outros portais de notícias.
Confira alguns dos posts:




Por Leandro Montes











